segunda-feira, 2 de junho de 2014

Lutar não é crime: toda solidariedade a Sueli, líder dos grevistas do serviço municipal de Blumenau!

Clausmar Luiz Siegel, operário petroleiro e militante do PSTU


Todos os leitores do nosso blog sabem das divergências que nós do PSTU temos com os sindicalistas da CUT/PT, sabem os motivos que nos levaram a retirar o nosso apoio àquela central, e sabem que acusamos a CUT de ser uma central a serviço dos governos e patrões: e aproveitamos para reafirmarmos tudo! No entanto, um fato recente nos obriga a manifestarmos publicamente nossa solidariedade não somente a categoria dos servidores municipais em greve, mas de modo especial a uma líder desta luta, a coordenadora do SINTRASEB Sueli Silvia Adriano.



É de conhecimento de todos que o prefeito municipal Napoleão Bernardes (PSDB) conseguiu junto ao judiciário a responsabilização criminal de Sueli pela continuidade da greve! Não bastasse a já absurda multa à entidade sindical dos trabalhadores para que o exercício do direito de greve não fosse livremente exercido, ainda a ameaça de cadeia para a líder sindical, que apenas e tão somente encaminha as decisões democraticamente votadas em assembleias!



Nós do PSTU de Blumenau reiteramos nosso total apoio a greve dos servidores, suas motivações e seus métodos! Os trabalhadores tem o direito e devem sim se mobilizarem pela reposição perdas dos governos passados. O fato de serviços essenciais a população estarem prejudicados é culpa destes governos todos do passado e do presente (inclusive do governo Décio Lima!!!). E lembremos que esta greve não se dá de forma isolada: uma onda nacional de mobilizações por salários e contra os desmandos da copa rodeiam a greve dos servidores blumenauenses. Lamentavelmente, a pelega CUT (maior central sindical do país, a qual o SINTRASEB é filiado) não unifica todas estas mobilizações em uma só, promovendo uma GREVE GERAL por aumentos salariais, redução na jornada de trabalho e contra o imperialismo e corrupção da FIFA e sua maior aliada no Brasil, a presidente Dilma.

Audiência sobre criminalização dos movimentos
E no bojo de todas estas lutas nacionais temos visto um aumento crescente da criminalização das lutas sociais, com vários casos de inquéritos e penalizações de lideranças lutadoras sindicais e populares. Militantes de esquerda, não somente do PSTU, mas também os de orientação anarquista, os do PSOL e do PCB, e outros ainda sem uma identidade política mais definida, têm sido presos ou intimados a deporem. É neste contexto que queremos abordar o caso específico da sindicalista Sueli Adriano: trata-se da consequência local de uma guinada repressiva da burguesia e do executivo/judiciário brasileiro! Recentemente, graças ao senador petista Paulo Paim, uma audiência na comissão de direitos humanos tratou deste tema, e teve a presença da CSP-Conlutas e outras organizações sociais (Leia mais: www.pstu.org.br/node/20643).

A criminalização de Sueli é, portanto, algo muito maior do que apenas uma “patetice”, como disse o meu amigo, professor e articulista Clóvis Reis no Santa! Seria somente uma patetice, caso fosse um fato isolado, de âmbito local. Mas, infelizmente, querido Clóvis, é apenas o reflexo local de um fenômeno nacional, e isso o torna um fato maior que uma “patetice” de “Pink e Cérebro” na tentativa de dominarem o mundo!

Assim, então, nos solidarizamos com Sueli, e entendemos que esta solidariedade deva se concretizar! Atuaremos para que o movimento sindical/social blumenauense tome uma atitude sólida perante este fato, e conclamamos que seja feita uma reunião para organizarmos esta ação! Ainda este ano, e em breve, outras lutas/greves acontecerão em nossa cidade (estamos em plena negociação salarial de categorias importantes, como a dos transportes coletivos e metalúrgicos), e o rechaço a este fato deve ser imediato!

4 comentários:

  1. Não à criminalização dos movimentos sociais!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. não da pra admitir, mesmo sendo ela da CUT, portanto pelega, acusam ela hoje e amanha acusarão um lutador honrado de verdadeira esquerda (eventualmente ela pode estar sendo lutadora tbem, mas sendo da CUT sei não...)

    ResponderExcluir
  4. Esta greve deixa claro que o PSDB é um partido sem qualquer compromisso com a população, em 2012 Napoleão assina em um evento junto com os outros candidatos uma carta compromisso que trazia as expectativas dos servidores municipais, então esta greve não é nenhuma surpresa, surpresa é a falta de compromisso de Napoleão com o que assina. Um governo encurralado como temos no Brasil em todas as suas esferas ataca de forma ditatorial criminalizando todas as vozes que são dissonantes aos seus desmandos mesmo sendo aliados antigos como o caso da Sueli que faz parte da CUT.

    ResponderExcluir